Artigo de Opinião – SUGESTÃO: CYBERBULLYING

CYBERBULLYING: A INTIMIDAÇÃO NO MEIO VIRTUAL.

Estima-se que muitos que passaram pela escola algum dia tenham sofrido com o famoso “bullying”, um termo novo no Brasil, mas que apesar disso não é atual e não acontece somente na escola. Também é encontrado em universidades, no ambiente de trabalho e na vizinhança. Entretanto, a má notícia é que o bullying transpôs todas essas barreiras e alcançou o meio virtual com o nome de cyberbullying. Geralmente quem sofre essa ação são os jovens que hoje não conseguem viver sem a internet, estando cada vez mais integrados à ela. Quem pratica essa ação tem como objetivo caluniar, ofender, humilhar e constranger uma pessoa.

Na internet as intimidações circulam através de redes sociais, emails, vídeos, blogs, entre outros, com uma velocidade muito maior do que teriam fora do mundo virtual. Os insultos podem assumir a forma de calúnias, ofensas, perseguições, boatos maldosos e imagens forjadas sobre a vítima. Além disso, é possível alguém espalhar emails fazendo-se passar por outra pessoa, insultando e disseminando intrigas e fofocas.

A preocupação de professores e famílias reside no fato de que os insultos virtuais podem se espalhar rapidamente, contaminando todas as pessoas que conhecem a vítima. E além das ofensas direcionadas a outros colegas, também podem haver comunidades criadas nas redes sociais, manifestando um certo repúdio às autoridades da escola e professores, utilizando palavras de baixo calão e xingamentos.

Assim, as escolas podem e devem identificar e punir os alunos envolvidos. Os pais devem estar atentos ao que seus filhos se conectam na internet e para que a utilizam. É muito importante também, saber quem são as pessoas com quem seus filhos trocam mensagens instantâneas e principalmente, regular o tempo que eles passam em frente ao computador, para que, além do cyberbullying não haja para a vítima a possibilidade de danos mentais.

Por Jasmine Viana – aluna 2006


4 thoughts on “Artigo de Opinião – SUGESTÃO: CYBERBULLYING

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s