DEFICIENTES SÃO VISTOS, NA MAIORIA DAS VEZES, COMO INCAPAZES

O preconceito com relação a pessoas com deficiência, vem muitas vezes, cheio de um sentimento de negação, ou seja, a deficiência é vista como incapacidade ou limitação. Embora a sociedade tenha um discurso que frisa a inclusão social de pessoas com deficiência, estas ainda são vistas pelo que não têm, ou pelo que não são. Nós não nos acostumamos a olhá-las pelo que têm ou pelo que são.

Visto isso, a pessoa que tem deficiência visual é aquela que não pode enxergar, a pessoa que tem deficiência auditiva é aquela que não pode ouvir. Assim, nós nos aproximamos de qualquer deficiência através da negação, e nos limitamos a ideia de que os deficientes, são sempre aqueles que não apresentam a mesma capacidade, seja de pensar, de se relacionar ou até mesmo de agir, de uma pessoa considerada “normal”.

De acordo com a lei, os portadores de deficiência têm direito de estudarem na escola em que escolherem, e os estabelecimentos de ensino devem providenciar os ajustes necessários, ajustes estruturais e pedagógicos para recebê-los. Além disso, uma determinada porcentagem dos empregos nos setores público e privado, é destinada à deficientes. Porém, não acontece por falta de adaptação tanto no setor educacional como o do emprego, tornando-os ainda mais excluídos e marginalizados.

Assim, quando tratamos um portador de  deficiência de forma diferente das demais pessoas, quando achamos que ele não é capaz de alcançar um objetivo só por ser portador de uma deficiência, estamos sendo preconceituosos, egoístas e muito ignorantes, pois eles têm potencial e, muitas vezes, são bem melhores do que as pessoas ditas “normais”.

Artigo de Opinião – Por Jasmine Viana (aluna 2006)

4 thoughts on “DEFICIENTES SÃO VISTOS, NA MAIORIA DAS VEZES, COMO INCAPAZES

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s